Seara Vermelha (Caminhando sobre os espinhos da vida.)
O livro Seara Vermelha, de Jorge Amado, retrata a vida sofrida dos sertanejos, em especial de um grupo que foi expulso de suas terras. Mesmo que não fossem terras muito produtivas, era dela que tiravam seu sustento. Entendemos como eram aquelas terras, a seca, o sol que racha e o calor que não da uma folga. Analisamos vários pontos onde nos choca, de tal maneira que podemos, sentir o sofrimento desses “coitados”.
Ter que sair da região onde pensavam que ali morreriam, não foi fácil, e não se conformaram com a idéia. Partiram sem saber qual era o seu rumo, sem saber que teriam uma longa e exausta caminhada, pelas estradas secas e traiçoeiras da tão temida caatinga.
Achamos o tema abortado pelo autor muito bom e a sua escrita é fácil de entender, pois ele nos transmite uma idéia nítida de como tudo acontece.
A sua descrição sobre os fatos muitas vezes se confunde, fazendo com que não possamos acompanhar algumas partes. Alguns detalhes que julgamos menos importantes são descritos demasiadamente e em outras partes que esperamos mais do autor, ele não descreve como deveria. De vez em quando perde tempo ligado a um só assunto e outras vezes diz muito pouco sobre outro.
O livro é muito bom para quem procura mais a realidade sertaneja, sofrida e oprimida. Recomendaríamos para qualquer pessoa que tivesse interesse para saber mais sobre a vida das pessoas do sertão.
Grupo: Josué e Mariane
Nenhum comentário:
Postar um comentário