sábado, 18 de setembro de 2010

Ana Terra

Ana Terra, a retrato de uma mulher marcante

A formação social do Rio Grande do Sul é o pilar temático sobre o qual se estrutura o livro Ana Terra , que faz parte da trilogia O Tempo e o Vento , de Érico Veríssimo. Bom magnitude e beleza , Érico Veríssimo contraí não apenas um simples romance , mas uma verdadeira obra – prima que encanta a todos com o vigor de seus personagens e a emoção envolvente de sua narrativa.

A história se passa em uma estância do interior gaúcho, Ana Terra morava com sua família.Marcada em sua vida por constantes privações e desencantos, Ana conhece Pedro, com quem vive um grande e passageiro amor. O pai de Ana não aceita esta paixão e deseja vingar-se. Assim, em meio sentimentos de ira, amor e solidão desenrola-se o cenário da obra Ana Terra.

Essa aventura épica, de forma sutil, vai desenhado um painel onde predominam a desigualdade social, o coronelismo e um mundo onde a riqueza é quem manda. Com uma linguagem de fácil compreensão e muito bem estruturada, Érico Veríssimo manda sua obra de forma consciente. Ao comparar a obra O gaúcho, de José de Alencar, com Ana Terra podemos perceber que aquele retrata um Rio Grande do Sul mais idealizado e romântico, já Érico Veríssimo mostra a outra face de uma terra, que é realmente bela, mas que também tem seus problemas.

Acima de tudo, Ana Terra nos apresenta um exemplo de vida.Exemplo esse, de uma mulher forte e que mesmo diante dos sofrimentos, não desistiu de lutar pela vida.

Ana Terra, uma história impactante, cheia de emoções. Uma verdadeira homenagem à mulher brasileira,’’que não desiste nunca”.


Grupo: Aline Corrêa Wandroski e Rafaela Mozer de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário