O filme conta a história de Totó, um jovem garoto apaixonado por cinema. E nessas suas idas e vindas ao cinema, ele acaba conhecendo Alfredo o projecionista do Cinema Paradiso. Alfredo torna-se o seu melhor amigo e o ensina a lidar com os aparelhos de projeção, que mais no futuro Totó iria manusear e dar toda alegria a pacata cidade de Giancaldo. O jovem garoto cresce e ainda continua trabalhando no Cinema Paradiso, até que Alfredo o incentiva a ir embora da cidade. Totó só retorna após 30 anos, para o enterro de seu amigo. O filme nos mostra como a amizade é tão importante para a nossa vida, nos passa que jamais devemos esquecer o nosso passado. O diretor Giuseppe Tornatore mostra toda a história do cinema mundial, da película que pega fogo até os dias atuais, além de nos proporcionar as mais belas emoções. Um filme simplesmente sensacional e puro.
Grupo: Yuri, Paloma e Micael
Em "da película que pega fogo até os dias atuais", parece que a película está pegando fogo há mais de 30 anos. A construção ficou esquisita.
ResponderExcluirEm "nos passa que jamais devemos esquecer o nosso passado", na verdade é "nos passa a ideia de que(...). Além disso o principal: essa não é a principal mensagem do filme.
Ficou faltando falar um pouco mais da pequena cidade e da guerra (dado importantíssimo do filme, uma vez que sua mãe era solteira e passava por sérias dificuldades financeiras.
Além disso, ficou faltando falar da igreja e de seu poder sobre a cultura na cidade. Esperei também que falassem das personagens características desses lugarejos (o louco da praça, o menino arteiro etc).
E o lirismo em todo seu esplendor presente no filme?
O texto não está ruim, mas podia melhorar.
Expliquem-me isso:"E nessas suas idas e vindas ao cinema, ele acaba conhecendo Alfredo o projecionista do Cinema Paradiso. Alfredo "
= "Nessas idas e vindas ao Cine Paradiso, Totó acaba, por vias tortas, tornando-se amigo do projecionista Alfredo" http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=34
NOta: 0,7 (vale=2,0)